quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O que acontece quando um adolescente fica acordado 11 dias seguidos? #Curioso

O que acontece quando um adolescente fica acordado 11 dias seguidos?


maxresdefault

A BBC publicou um estudo(veja aqui) feito por uma instituição de pesquisa de especialistas da National Sleep Foundation que relata recomendações sobre as horas necessárias de sono de acordo com a faixa etária da pessoa.
Se você tem entre 14 e 17 anos, deve dormir por volta de 10 horas por dia, enquanto que se sua idade está entre 18 a 25, eles dizem que você tem que dormir mais que 10 ou 11 horas. Já pessoas com idades entre 26 a 64, o indicado é você dormir entre 7 e 9 horas.
E dormir é uma necessidade que, se deixar, a gente passa o dia todo na cama, não é mesmo. Existem pessoas que é só encostar numa parede que o sono já vem. Já outras que passam muito tempo sem sentir sono ou mesmo sem dormir.
E você sabe o que acontece se uma pessoa ficar muito tempo não sem dormir, mas se masturbar? Aqui mesmo no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você o efeito. Você sabe? Então (Clique aqui e confira  a matéria).
E assim como ficar muito tempo sem se masturbar tem um efeito em nosso corpo, você sabe o que acontece se a gente ficar por um longo tempo sem dormir?
Um garoto chamado Randy Gardner resolveu ficar acordado pelo tempo de 11 dias e 24 minutos aos 16 anos de idade. Ele acabou batendo o recorde de maior tempo em que um ser humano ficou acordado.
randy-gardner-world-record-holder-for-longest-sleep-deprivation-18days

Mas o que será que ele sentiu durante este tempo?

Os efeitos ficaram sob a vistoria da Marinha dos EUA e o pesquisador John J. Ross of Medical Research Unit Neuropsychiatric, o garoto sentiu alucinações pelo período de cinco dias e o seu temperamento mudou.
Ele ficou com os sentidos mais temperamentais e sua coordenação motora começou a ficar prejudicada.
Ele passou por dificuldade de concentração, ficou em um estado paranóico e com irritabilidade ao extremo. Os efeitos que o jovem passou foram tão preocupantes que oGuinness Book não teve coragem de registrar o recorde com medo de não encorajar novas pessoas a tentarem novos recordes.
DO NOT COPY, STORE OR REPRODUCE WITHOUT WRITTEN PERMISSION. PLEASE CONTACT THE SAN DIEGO HISTORICAL SOCIETY at 619-232-6203 x 127.
O rapaz chegou perto da morte e teve recuperação do experimento sem defeitos mentais e físicos perceptíveis a longo prazo. Se fosse com outra pessoa, talvez ela poderia não ter tanta sorte assim.
Os efeitos colaterais aparecem na forma de hipertensão arterial, alterações nos hormônios, ganho de peso e o risco de morte prematura.

11 hacks interessantes que você pode fazer com a câmera do iPhone #Curioso

11 hacks interessantes que você pode fazer com a câmera do iPhone


screen-shot-2013-01-13-at-10-12-10-pm

O iPhone é um dos smartphones mais cobiçados pelas pessoas. O aparelho da gigante Apple já é um dos mais vendidos do mundo por conta de seu design interessante e sua tecnologia inovadora.
E o preço de um aparelho como este não é nada barato e nem tão acessível assim para todo mundo. Um iPhone no Brasil, por exemplo, chega a custar cerca de R$ 3.000,00 reais.
E o iPhone conta com um arsenal de aplicativos e serviços que são incríveis. Um deles é a câmera fotográfica incluída nele. A cada modelo novo do celular, a câmera vem mais desenvolvida e com disponibilidade de fotos e registros audiovisuais com mais qualidade.
A câmera do iPhone é bastante elogiada pelos seus usuários por conta da qualidade em que ela capta as imagens, consegue um efeito diferenciado nas fotos e possui vários recursos para vídeos.
Para o aplicativo de fotos e vídeos Instagram, por exemplo, o celular é um dos mais utilizados para as postagens. E pensando nisso nossa redação separou para você uma listinha com alguns hacks interessantes para você fazer com a câmera do seu iPhone:

1 – Tire fotos sem fazer barulho de flash

botao-mudo
Muita gente não curte muito tirar fotos pela câmera de seu iPhone e o barulhinho do obturador aparecer todas as vezes. Tem como você acabar com isso. A primeira dica para você tirar fotos em silêncio é colocando o dispositivo em modo silencioso. Isso vai fazer com que o aparelho entre na função silenciosa e o modo câmera tire fotos sem emitir o barulho do disparo. Outra dica mais prática é usar o botão físico que fica logo acima dos botões de volume ali na lateral do celular. Basta só você deslizá-lo para o lado contrário e pronto.

2 – Foto com efeito em recortes

6900010-colorful-bokeh-wallpapers
Essa efeito é tão bacana de se fazer e não precisa de nada profissional ou uma lente arrojada, com a câmera do celular mesmo dá para fazer. Para tirar fotos com este efeito, basta você escolher um lugar que tenha iluminação de fundo, um pouco mais ao fundo coloque moldes de desenhos de sua preferência e ajuste o foco da câmera em um ponto logo no primeiro plano, para manter a atenção em um foco inicial.

3 – Tenha um arsenal de lentes coloridas para fotos com luz do sol

4c272ffc-0c0a-4c56-bd9c-7b197361746a_tablet
Compre aquelas pastas “L” (você encontra em qualquer papelaria, armarinho), recorte em formatos de lente, faça furinhos e encaixe um argola para tirar fotos com os mais diversos efeitos coloridos na foto do seu celular.

4 – Crie seu suporte para tirar uma selfie quando não tiver ninguém por perto

smartphone-stand
Dá para você criar um suporte para o seu smartphone e tirar fotos próprias sem precisar que alguém segure o celular para você. Use um clipe grande de papel e junte com um outro (como mostra na imagem) e encaixe o celular.

 5 – Fita adesiva colorida

914
Dá para você usar fitas adesivas coloridas ou mesmo colocando um plástico transparente e adesivando em volta da lente para produzir um efeito colorido na fotografia. Você pode utilizar também a lente do seu óculos de sol e produzir este efeito.

 6 – Fotos em modo panorama

bde74bf9-2324-4264-b33a-c2f005b369a9_tablet
d04d3afd-8711-4225-9bca-bb2f7805645a_tablet
Fotos panorâmicas são bem bacanas de se fazer e dá para você produzir várias montagens com esse tipo de fotografia. Basta uma pessoa para segurar o smartphone  e você vai correndo ao lado dela e faz a pose que deseja.

7 – Crie um suporte para tirar fotos em qualquer lugar

239
Dá para você tirar fotos e fazer vídeos bem bacanas à distância usando apenas o fone de ouvido do seu celular e um suporte bem simples. Recorte pedaços de papelão, encaixe seu celular e utilize os botões “+” e “-” do volume para tirar suas fotografias à distância ou mais perto.

8 – Abajur como suporte de celular

1013
O abajur da sua luminária de leitura pode servir como um bom suporte para tirar fotografias. Basta só você tirar a luminária e encaixar o celular. Pronto, é só fazer seus vídeos ou mesmo tirar a fotografia que deseja.

9 – Use uma gota de água como uma lente

816
Com uma simples gota de água sobre a câmera do iPhone você consegue criar uma lente de macro e tirar fotos incríveis.

10 – Utilize o modo HDR para imagens com mais qualidade

1116
As novas atualizações do iPhone deram alguns upgrades no modo HDR e dá para você melhorar a qualidade da imagem das fotos que você tirar utilizando a câmera do celular.

11 – Use lentes velhas de óculos com fitas adesivas

1214
Você tem algum óculos de grau que não usa mais? Pegue-o e use a lente para conseguir tirar fotos com um efeito diferente. Você passa fita adesiva nas partes superiores e inferiores e deixa o meio encaixado atrás da lente da câmera do celular.

12 – Bônus – Use lente de laser para tirar fotos

61
Você se lembra daqueles lasers portáteis que disparavam uma luz vermelha? Se você retirar a lente dele, dá para fazer um ótimo filtro de foto no celular. Basta você prendê-la entre um grampo de cabelo e fixá-la atrás do seu iPhone com uma fita adesiva.
Aproveite essas dicas e bombe com as fotos postadas em seu Instagram. De qual delas você gostou mais? Mande aí para gente nos comentários!
FONTE(S) diply

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O que não fazer no cinema: um guia para leigos e sem-noção #Cinema

O que não fazer no cinema: um guia para leigos e sem-noção


o-que-não-fazer-no-cinema01
O que não fazer no cinema? Este é um manifesto telepaticamente assinado por mais de 30 milhões de brasileiros que estão seriamente considerando fazer ocrowdfunding de um livro chamado “Boas Maneiras no Cinema: um guia para leigos”, que eu, autor célebre deste mesmo texto, escreverei. Portanto, aqueles que se identificarem com a causa, se ponham telepaticamente em contato para aumentarmos esta conta – que não é suíça, tucana ou investigada por CPI.
Piadas à parte, você, caro leitor entusiasta ou apaixonado pela sétima arte, sabe do enorme desconforto que tem sido assistir a um filme em um cinema ultimamente. Deixo claro aqui, desde já, que não se trata de um texto a ser incluso na temática white people problems. 
Evidente que não se propõe a superar a importância de tantas questões sociais que temos todos, como sociedade, de tratar. O enfoque aqui, no entanto, é cultural – e como a influência do digital vem modificando antigos, mas ainda atuais, hábitos, elementos do ethos ocidental, sobre o qual podemos falar.
Antes de começarmos, um recado aos elitistas de plantão: boa educação independe de classe social. Os comportamentos que descreveremos foram observados em salas de cinemas em diferentes localizações e frequentados por pessoas de variadas classes sociais. Poupe-nos do seu preconceito burro e se eduque também – porque a gente acredita na educação.

“O que não fazer no cinema?”

Whatsapp, Facebook, Swarm…

o-que-não-fazer-no-cinema03
Antes de começar, faço aqui um apelo: usuários de Android, por favor calem seus pássaros irritantes antes do começo do filme, pelo amor de tudo que é bom. O toque padrão deste OS para o Whatsapp soa como um assobio estridente e sempre resolve surgir em momentos de tensão/drama/qualquer-outro-de-grande-importância-para-o-enredo.
Primeiro passo: telefone no silencioso, por tudo que é mais sagrado. A amizade pode esperar. Se você precisa tanto falar com alguém, dê uma saidinha da sala, resolva seu assunto e volte.
Dica: ninguém está a fim de saber onde você está a cada minuto. Em vez de dar check-in no cinema, convide as amigas e amigos para irem com você.

O canhão de luz

o-que-não-fazer-no-cinema05
Você certamente já viu filmes estadunidenses em que um casal dormia (ou fazia coisa melhor) em um carro, quando é surpreendido por um policial, que por sua vez lhes apontava uma lanterna muitíssimo forte no rosto para que a situação acabasse por ali. Pois é exatamente assim que se sente a criatura que quer assistir seu filme em paz quando, de repente, é cegada invariavelmente por um celular com o brilho ajustado no máximo de sua potência.
A cura segue por aqui e é facilmente exemplificada a partir de nosso dia-a-dia. Pergunte a alguém que parou de tomar a versão padrão de um refrigerante e passou a tomar a versão diet e ela lhe dirá “É um caminho sem volta, não me vejo mais tomando tanto açúcar”. Exatamente assim é com a luminosidade de seu celular: no começo vai ser estranho não ter um canhão de luz de balada sertaneja apontado para os seus olhos, mas, como diria minha avó, “depois passa”.

Comentaristas, videntes e intelectuais pedantes

o-que-não-fazer-no-cinema02
Existe um espaço destinado às premonições, comentários e teorias de conspiração sobre todos os filmes, e ele se chama O Bar Mais Próximo. É um lugar superlegal onde há mesas, bebidas, algumas porções de comida e não há limites para o volume da sua voz reverberar.
Portanto, segure o apito durante a sessão, anote palavras-chave no braço e aguarde até o final para dividir seus incríveis, únicos e jamais antes vistosinsights com aquela pessoa especial que você quer impressionar, ok?

Alô?

o-que-não-fazer-no-cinema10
Não vou me alongar neste tópico por acreditar ser de senso comum aos seres humanos, apesar de ter presenciado recente e frequentemente, várias situações em que lhes faltou esta noção do que não fazer no cinema.
Pelo amor dos meus filhinhos que eu ainda vou ter, nunca, jamais, em hipótese alguma, sob nenhuma circunstância – exceto por morte ou ganhos na loteria –, atenda o seu celular durante um filme.
É urgente? Está esperando aquela ligação do emprego dos sonhos? Pois bem: coloque-o no bolso, saia educada e lentamente da sala e, não menos importante, passe pelas portas da sala antes de dizer alô.

O amor é lindo, mas… parem

o-que-não-fazer-no-cinema06
Amores do Brasil, vamos lá: amassos no cinema são exclusividade de (pré) adolescentes e vamos explicar por quê:
  1. Eles são adolescentes;
  2. Eles não têm outro lugar para ir;
  3. Eles precisam do escuro porque estão aprendendo a beijar – e embora muitos adultos ainda precisem aprender, já perderam a licença poética para fazê-lo no cinema
  4. Os pais não os deixam sair para outro lugar e muito menos à noite;
  5. Eles são adolescentes (de novo);
  6. A não ser que você seja um fã de Crepúsculo e outras franquias do tipo, eles jamais vão te incomodar, porque vocês não vão estar na mesma sala;
  7. Você, maior de idade, pode ir a um motel e resolvera aridez do seu ser por lá. Ponto.
Portanto, se você não tem de 12 a 17 anos, pare com isso, já. Se for mais novo, vá brincar de boneca. Você que tem 16-17 ainda está em direito, mas já pode injetar mais adrenalina na relação e usar a cama dos pais. E caso seja mais velho, bem, vá viver sua vida adulta.

Atrasadinha básica

o-que-não-fazer-no-cinema07
Poucas coisas são tão irritantes no cinema quanto alguém que chega – atrasado, claro – exatamente na hora daquele detalhe do início que vai explicar o final do filme. Não custa nada se planejar e sair com antecedência para chegar a tempo de se organizar e entrar na sala antes que o filme comece – nisso ainda se tem de 10 a 15 minutos de trailer após o horário marcado para o filme.
Não sejamos intolerantes, também. Imprevistos acontecem: trânsito, problemas no transporte público, filas enormes e inesperadas, a gente entende. Nesse caso, ainda que seu lugar seja, marcado, o bom senso chama: sente-se o mais próximo possível da entrada, sem atrapalhar quem chegou antes e está prestando atenção no filme.

Só pega fila quem quer

Seus avós e pais vivem dizendo o quanto a tecnologia é surpreendentemente facilitadora, não é mesmo? Pois bem: redes como Cinemark, Itaú Unibanco, Cinépolis, Kinoplex entre outras, vendem ingressos online pelo site da Ingresso.com.
o-que-não-fazer-no-cinema12
Lá, além de entradas, pode-se comprar pipoca, bebidas, doces etc – e você ainda pode baixar as entradas para o seu smartphone via app da Ingresso.com. Assim, é só chegar, pegar as guloseimas e ir até a sala.

HAUHASUHAKAJPLRRRROINC

o-que-não-fazer-no-cinema09
Há quem seja contra, mas sou completamente a favor e tenho algumas razões. Todos temos algum amigo ou amiga que faz qualquer pessoa ter dor abdominal quando começa a rir. No cinema não é diferente.
Aquela cena que não lhe pareceu tão engraçada pode ter surtido um efeito absurdo em alguma outra pessoa que ali esteja, dividindo a experiência com você e por ventura tenha uma daquelas risadas contagiantes que soltam até um leve ronquinho de porco quando se respiram.
Como resultado, você invariavelmente vai rir e, de repente, achar alguma graça naquilo tudo.
Tantas emoções (alou, Roberto) e tantos momentos que não poderia contar nos dedos me foram causados por surtos de risadas assim, de gente conhecida e desconhecida.
P.S.: crianças são crianças. Se não quer o barulho delas (e de adolescentes), procure sessões à noite. Os pequenos também precisam de cultura!

Ah, a farofa…

o-que-não-fazer-no-cinema08
“Cinema me dá fome, tio”
Não tá fácil pra ninguém, né? A gente sabe. Levar sua própria comida em tempos financeiramente árduos não é e nem deve ser vergonha para ninguém – afinal, não é sempre que se pode pagar 20 reais por um saco de pipoca e um refrigerante.
Mas há que se ter bom senso. Na hora de escolher a farofa cinematográfica, não custa evitar embalagens barulhentas e difíceis de abrir, além de comidas crocantes, “cheirosas” ou gordurosas demais.

Resumindo a ópera

o-que-não-fazer-no-cinema04
Ir ao cinema é uma das coisas mais prazerosas que se pode fazer para tirar a cabeça dos problemas, se divertir e viver, ainda que por tempo determinado, viver outras realidades e sentir-se parte de uma história.

Os melhores filmes do primeiro semestre de 2015 #Cinema

Quais são os seus dez favoritos?
Melhor Ator Coadjuvante Oscar 2015 - J.K. Simmons
SEIS MESES DE LANÇAMENTOS E MUITAS SURPRESAS EM HOLLYWOOD. Quem ganhou com isso, óbvio, foi o público que apesar de ser obrigado a encarar as surpreendentes performances de requentados do passado nas bilheterias e diversas continuações, acabou presenteado com produções incríveis, como é o caso de Whiplash,Divertida Mente e Kingsman, dentre outros. Isso sem falar nas diversas produções que acabaram de fora da lista final.
Convidamos nossos amigos da crítica para participarem da nossa seleção, que abrange lançamentos realizados nos cinemas e em home video entre o período de 1 de janeiro até 30 de junho. Preparem suas agendas e anotem nossas recomendações com os principais destaques desta primeira parte do ano!
Curiosidades:
– Mad Max: Estrada da Fúria foi citado em 15 das 16 listas. Whiplash e Birdman foram os outros dois mais lembrados.
– Whiplash: Em Busca da Perfeição foi o filme que mais apareceu na primeira posição, a maioria delas por parte da equipe do Cinema de Buteco.
– Sniper Americano foi citado apenas duas vezes. O mesmo número de votos de Cobain: Montage of Heck
– Ex Machina ficou entre os cinco mais votados, mas foi eliminado da lista por não ter sido lançado oficialmente no Brasil. Fica a recomendação!
– Mais de 30 filmes foram lembrados na lista e você pode conferir todas as recomendações pessoais no final do post. Ano passado foram apenas 27 títulos na lista do primeiro semestre.

10- O Ano Mais Violento

Poster O Ano Mais Violento
Filho de um experiente corretor do mercado financeiro, Chandor parecia em casa ao realizar Margin Call. Mas nem por isso ele ficaria em terreno seguro, demonstrando ter uma curiosidade sadia por outros universos. Com O Ano Mais Violento, ele pode estar discutindo muitas coisas, como as dificuldades de ser empresário, a criminalidade crescente dos grandes centros ou os riscos que alguém corre ao estar em um meio perigoso. Mas, acima de tudo, o interesse dele está na natureza humana. Pode um homem resistir a seu meio? Qual é o limite que este sujeito vai aturar antes de quebrar? Essas são algumas das perguntas que vão perdurar no público muito após a sessão.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro

9- Cobain: Montage of Heck

Poster Cobain Montage of Heck
A vida de Kurt Cobain e sua ascensão meteórica com o Nirvana já foi tema de uma biografia (Mais Pesado que o Céu), mas até então havia apenas um flerte com o mundo cinematográfico. Cobain: Montage of Heck talvez não seja bem aquilo que os fãs esperavam, embora seja bom o suficiente para arrancar lágrimas dos mais xiitas e apaixonados por tudo que o líder do Nirvana fazia. As leituras de trechos dos diários do compositor revelam um lado íntimo, vulnerável e desconhecido para muitos fãs. O doc deixa o Nirvana de lado para focar especialmente na pessoa de Cobain.” – Tullio Dias

8- Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros

Poster Jurassic World
O híbrido de Jurassic World pode escapar de maneira estúpida e os personagens serem quase uma cópia daqueles de 1993, mas como não gostar? Tem dinossauros simpáticos e aterrorizantes, adrenalina de sobra e o Chris Pratt pra salvar todos.” – Dani Pacheco
Jurassic World tem seus bons momentos e cumpre sua função como entretenimento. Como o próprio parque, o filme não tem o frescor do original e faz malabarismos para tentar manter o interesse do público.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro
É um filme de aventura recheado de dinossauros. Isso é o suficiente!” – Tullio Dias
O fator primordial nostálgico é algo levado a sério por Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros. Ouvir traços sutis do tema clássico, voltar à Ilha Nublar pelas lentes de um plano aéreo, reavistar os antigos jipes sob poeira são experiências de caráter absolutamente emocional para toda uma geração que teve em Jurassic Park um símbolo máximo de temor, aventura e diversão. Agora, sob a tutela de Colin Trevorrow, a retomada é realizada com maestria – tanto para aqueles que emocionavam-se com a revisita quanto para tantos outros que maravilhavam-se pela primeira vez.” – Leonardo Lopes

7- Selma

Poster Selma
É um desafio não fazer um filme piegas ou excessivo na autopromoção quando você se propõe a realizar a biografia de uma figura histórica da tamanha importância como Martin Luther King. Esse é um dos grandes acertos de Ava DuVernay. Ao retratar a luta de King (já famoso, em seus últimos anos de vida) por direitos civis em Selma, no Alabama, a diretora não se furta de mostrar um líder que também utiliza mortes de maneira política, que é infiel, que por vezes se cansa e tem medo (o que é ressaltado pela linda fotografia). Um líder humano em meio a salas lotadas com super-heróis. Se sobrar dúvida entre a semelhança com a contemporaneidade (e daí vem a urgência em abordar o tema), basta analisar os casos recentes na Carolina do Sul, ou até mesmo o conservadorismo perante a conquista de direitos para a causa LGBT. O longa só não foi completamente injustiçado no Oscar por causa da magnífica “Glory”, vencedora de melhor canção.” – Larissa Padron
O único elemento que realmente funciona no filme é a eficiente caracterização de David Oyelowo, que vive Martin Luther King como um sujeito cansado e sobrecarregado cuja voz pausada e mesmo tranquila ganha força nos palanques e cujo olhar desconfiado denota uma couraça de autodefesa erguida ao longo de anos de ofensas e humilhações” – João Marcos Flores, do blog Cineviews

6- Kingsman: Serviço Secreto

Poster Kingsman
Kingsman: Serviço Secreto agrada tanto como uma aventura séria quanto como uma paródia do gênero, conseguindo um ótimo equilíbrio e atingindo o alvo em cheio. É um entretenimento de primeira, com uma trama atual e bem desenvolvida e um elenco fantástico.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro
“Matthew Vaughn estilizou a sua visão de violência em Kingsman. Esqueça as cenas gráficas de Kick-ass: desta vez temos um agente secreto matando todos os fiéis de uma igreja em uma sequência de ação turbinada ao som de “Free Bird”. Mesmo se fosse ruim, valeria a pena assistir apenas para se divertir com esse momento, mas se trata de uma produção fodástica!” – Tullio Dias
O diretor e roteirista Matthew Vaughn é, antes de tudo, um geek, portanto sabe do que seu público-alvo gosta e, mais importante, de como servi-lo. Tem mostrado isto desde Stardust: O Mistério da Estrela a X-Men: Primeira Classe, passando por Kick-Ass: Quebrando Tudo, com o qual este Kingsman – Serviço Secreto tem semelhanças narrativas e temáticas impossíveis de ser ignoradas, embora agora traje roupagem satírica a filmes de espião. O que também não é inédito, pois para cada aventura de James Bond, meia-dúzia de paródias são produzidas, e não creio que ainda haja o que extrair desse filão. Mas, mesmo tendo atirado o quesito originalidade na lata de lixo, é difícil não se divertir com essa aventura dinâmica, eficiente e violenta.” – Marcio Sallem, do blog Em Cartaz

5- Cassia

poster cassia cinema de buteco
Um documentário lindo sobre a trajetória de uma das principais vozes da música nacional. Independente de ser fã ou não do trabalho de Cassia Eller, o filme é eficiente o bastante para cativar qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.” – Tullio Dias
Cássia é um raro documentário em que o fato de sua protagonista ter falecido há pouco tempo funciona a seu favor. Afinal de contas, a maior parte do seu público ainda tem bem nítida em sua mente a imagem da roqueira rebelde, agressiva, desbocada e “machona” que dominou os programas de TV, clipes da MTV, capas de revista e, claro, paradas de sucesso nas rádios brasileiras no final da década de 90 e início da de 00 – e é justamente por se aproveitar dessa persona pública de sua documentada e virá-la ao avesso, apresentando a mulher doce, companheira e bem humorada que ela era na vida pessoal, que o cineasta Paulo Henrique Fontenelle (dos igualmente magníficos Loki: Arnaldo Baptista e Dossiê Jango) cria uma obra bela e tocante como esta.” – João Marcos Flores, do blog CineViews

4- Divertida Mente

Poster Divertida Mente
Você nunca viu nada como Divertida Mente. Você vai conhecer a sua mente como nunca conheceu antes e da maneira mais divertida e comovente possível. O filme é tão bom que você realmente vai querer ter a Alegria, a Tristeza, o Medo, o Nojo e a Raiva dentro da sua cabeça.” – Dani Pacheco
“A Pixar estava tropeçando nos próprios pés nos últimos anos e finalmente parece ter acertado a mão para recuperar o caminho glorioso do passado. Ainda que Divertida Mente pareça receber uma atenção muito excessiva, a produção consegue arrancar muitas risadas e emocionar o público.” – Tullio Dias
O roteiro, bastante criativo, traz algumas ideias bem interessantes sobre o funcionamento da nossa mente e entretém tanto crianças quanto adultos. Os conflitos das emoções demonstram bem o que vemos no olhar das pessoas e só imaginamos o que está ocorrendo dentro. Os bichinhos engraçadinhos criam uma ideia de que é algo simples e bobinho, mas a Pixar mais uma vez acertou em misturar temas adultos e infantis e consegue agradar a todos.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro

3- Whiplash: Em Busca da Perfeição

POSTER WHIPLASH
Extraordinário, Triunfal, Inspirador, Visceral, Perigoso, Febril, Arrebatador, Inebriante, Espetacular, Explosivo, Deslumbrante, Petrificante, Excitante, Assombroso, Glorioso, Estelar, Incrível, Louco, Fascinante e Ousado. Estes são os adjetivos que o trailer promete e Whiplash cumpre. Um filme sobre Jazz, sobre superação, sobre fazer sacrifícios e sobre a relação de um mestre e um aprendiz dispostos as últimas conseqüências pelo amor a música.” – Leonardo Lopes Carnelos
Whiplash é um filme sangrento, mas que não é de terror. Tem um vilão mal, mas que tem humanidade. Tem uma trilha sonora épica e contagiante, mesmo quando muitos espectadores mal conhecem o jazz. Enfim, genial!” – Dani Pacheco
“Para todos aqueles que sabem o que é ter que vencer obstáculos para realizar os seus sonhos, Whiplash é uma obra obrigatória. Melhor ainda se você for apaixonado com música e tiver vivido histórias semelhantes, mas com professores menos agressivos” – Tullio Dias
O caminho rumo à perfeição não costuma ser fácil. Mas precisa ser excruciante? O sonho de estudar na escola mais prestigiada pode se tornar um pesadelo? Essas são algumas da perguntas para as quais o baterista estudante Andrew achará respostas, e elas serão bem desagradáveis.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro

2- Birdman (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância)

best-movie-poster-2014-birdman
Birdman se diverte fazendo piadas de si mesmo, da indústria cinematográfica e da futilidade dos atores e diretores.” – Tullio Dias
O resultado é um filme que consegue mesclar brilhantismo técnico com emoção e proporciona ao espectador uma experiência completa, dando inclusive pauta para discussão.” – Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro

1- Mad Max: Estrada da Fúria

Mad-Max
Estrada da Fúria combina momentos de calmaria para desenvolver os dramas internos de seus personagens com sequências de ação que devem ter deixado Michael Bay envergonhado por todas as vezes que tentou “homenagear” (para não dizer copiar) o estilo de George Miller.” – Tullio Dias
Merecendo aplausos ainda pela furiosa trilha roqueira composta por Tom Holkenborg, que por vezes torna-se diegética ao ser executada pelo guitarrista em chamas que acompanha a trupe de Joe (uma ideia não apenas divertida, mas funcional por remeter ao papel das bandas de cavalaria), Estrada da Fúria é o No Tempo das Diligências de nossa época, um grande filme executado com as matérias-primas mais básicas do Cinema que nos lembra de suas origens e dos porquês de o amarmos tanto.” – João Marcos Flores, do blog Cineviews
Vibrante. Mad Max: Estrada da Fúria é a ópera selvagem da brutalidade.” – Leonardo Lopes

Listas Individuais

Angelo Costa, do Além da Tela
1- Madmax
2- Era de Ultron
3- Divertida Mente
4- Jurassic World
Debora Anicio, do site Os Cinéfilos
1- Mad Max – Fury Road
2- DivertidaMente
3- Entre Abelhas
4- Corações de Ferro
5- Dois Dias, Uma Noite
Dayana Sartorio, do site Os Cinéfilos
1- Birdman
2- Divertida Mente
3- Whiplash
4- Selma
5 – O Jogo da Imitação
Hélio Flores
1- Cássia
2- Mad Max: Estrada da Fúria
3- Sniper Americano
4- O Pequeno Quinquin
5- Jaula
Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro
1- Birdman
2- Whiplash
3- Foxcatcher
4- Divertida Mente
5- O Ano Mais Violento
Marcio Sallem, do blog Em Cartaz
1- Divertida Mente
2- Vício Inerente
3- A Gangue
4- Mad Max
5- Birdman
Teo Carnauba, do site Os Cinéfilos
1- Birdman
2- Citizenfour
3- Cobain: Montage of Heck
4- Divertida Mente
5- Dois Dias, Uma Noite
Vinicius Colares, do blog Doutor Caligari
1- Mad Max – Estrada da fúria
2- Vício inerente
3- Casa grande
4- Leviatã
5- O conto da princesa Kaguya
Dani Pacheco
1- Mad Max
2- Whiplash
3- Casa Grande
4- Divertida Mente
5- Frank
João Golin
1- Mad Max
2- Birdman
3- Whiplash
4- Divertida Mente
5- While We’re Young
Larissa Padron
1- Whiplash
2- Birdman
3- Selma
4- O Sal da Terra
5- Casa Grande
Leonardo Lopes
1- Whiplash – Em Busca da Perfeição
2- Mad Max: Estrada da Fúria
3- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
4- Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo
5- Divertida Mente
Leonardo Lopes Carnelos
1- Whiplash: Em Busca da Perfeição
2- Acima das Nuvens
3- Birdman
4- Mad Max: Estrada da Fúria
5- Leviathan
Lucas Paio
1- Whiplash
2- Mad Max
3- Cheatin’
4- Birdman
5- Ex Machina
Mylena Soares
1- Birdman
2- Whiplash
3- Mad Max
4- Kingsman: The Secret Service
5- O Ano Mais Violento
Tullio Dias
1- Whiplash
2- Cassia
3- Cobain: Montage of Heck
4- Birdman
5- Sniper Americano