terça-feira, 28 de julho de 2015

Buraco mais profundo da Terra. #Curioso

Sabe aqueles livros de ficção científica em que estudiosos cavam buracos enormes com o objetivo de chegar até o outro lado da Terra?! Esse tipo de experimento ainda não é realidade, porém a antiga União Soviética chegou o mais próximo possível desse ato.
Considerada a escavação recorde de toda a história, o buraco é conhecido como Poço Superprofundo de Kola, e mede 12 km de profundidade (só para você ter uma ideia, a famosa Fossa das Marianas mede 11 500 metros). Para chegar a essa distância os cientistas da época precisaram de uma série de equipamentos avançados, que foram desenvolvidos especialmente para o experimento.
Inicialmente, o projeto tinha como objetivo chegar até os quinze mil metros de profundidade. Porém, em 1979, os soviéticos conseguiram quebrar a profundidade do até então poço mais fundo do mundo (o Bertha Rogers, que pertencia aos EUA), com quase dez mil metros. Após as brocas da URSS chegarem aos doze km de profundidade, a equipe decidiu parar para comemorar por um ano (WTF??).
Isso fez com que os ânimos em torno do Poço Superprofundo de Kola diminuíssem. Por causa das altas temperaturas, (aos quinze mil metros a profundidade estimada era de 300°C) a operação acabou sendo suspensa em 1992.
IRrbkkb
Para conseguir chegar a essa profundidade os cientistas soviéticos precisaram perfurar a superfície por 22 anos (de 1970 a 1992). Todo esse empenho tinha um “simples” objetivo: descobrir o que havia no interior da crosta terrestre. Depois de muito trabalho e dedicação, os especialistas chegaram a diversas descobertas impressionantes como o fato de existir água a essa profundidade do buraco. Além disso, também encontraram os fósseis de 24 espécies de organismos celulares e também rochas de 2,7 milhões de anos. Essa última se tornou um grande empecilho: apesar de eles querem chegar mais próximo dessa raridade, a alta temperatura não permite. A rocha tem 180 graus Celsius (quando os cientistas haviam previsto apenas 100°C).
Кольская_сверхглубокая_скважина_crop
A disputa entre Estados Unidos e União Soviética trouxe muita coisa ruim, mas também diversos avanços na ciência e tecnologia, como por exemplo as descobertas em torno do buraco Superprofundo de Kola.
A pergunta que fica é: será que realmente eles pararam em 12 mil metros, ou existe “um algo a mais” nisso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário