As Mensagens Ocultas (Não Tão Ocultas Assim) no Filme: De Olhos Bem Fechados
Na terceira e última parte desta série do filme “De Olhos Bem Fechados” , vamos olhar para jornada de Bill como um todo e do seu significado esotérico subjacente. Vamos ver como simbolismo colocado por Kubrick conecta todas as mulheres no filme, fazendo com que Bill encontre uma exploração multi-facetada do princípio feminino.
Nota: Caso esteja vendo pela primeira vez este estudo, é recomendado que você leia a primeira e segunda parte desta série.
A parte anterior desta série de artigos sobre ‘De Olhos Bem Fechados’ foi exclusivamente dedicado à sociedade secreta descoberta por Bill. Este clube de elite, da qual participam as pessoas mais poderosas do mundo, que lida com o satanismo, magia negra e até mesmo sacrifícios ritualísticos. Ajudado por seu amigo Nightingale, Bill se infiltra em um dos rituais ocultos da sociedade secreta e testemunha uma cerimônia presidida por um sumo sacerdote. Em seguida, segue-se uma orgia.
No último artigo, eu expliquei como as sociedades secretas da vida real, como o Clube do Inferno e a OTO realmente praticam esses tipos de rituais. Os princípios ocultos por trás deles derivam do ioga tântrico, onde a energia gerada pela excitação física sexual é usada para chegar a um “estado maior”. Este conceito foi reutilizado (e talvez corrompido) por Aleister Crowley como o chamou de “Magia Sexual”. Segundo ele e seus colegas, o conhecimento deste tipo de magia é o maior segredo das sociedades secretas do passado e só foi divulgado para o mais alto iniciados.
Não há, no entanto, nenhuma menção (direta) a disso em “De Olhos Bem Fechados”. Na verdade, a cerimônia testemunhada por Bill, com sua coreografia elaborada e música assustadora, parece ser um grande vazio e falso teatro dramático que simplesmente existe para dar aos ricos algum tipo de razão mística para envolver-se em libertinagem barata. Embora Kubrick tire o ritual oculto de todo o seu significado esotérico e “mágico”, ele infundiu o filme inteiro com isso. Se olharmos para o ritmo do filme, a jornada de Bill e as pessoas que ele encontra, torna-se um tanto evidente que a “magia” não ocorre durante o próprio ritual, mas durante o filme como um todo. Será que Kubrick foi um iniciado nos segredos ocultos? Ele estava tentando comunicá-los por meio de seu filme? Vejamos os conceitos por trás do ritual.
A Elevação da Kundalini
O conceito da magia através das forças reprodutivas é dito ter se originado a partir de práticas ritualísticas antigas, visto que vestígios podem ser encontrados no Hinduísmo, Taoísmo e em sociedades secretas medievais, como os Templários. No mundo ocidental de hoje, a OTO é dito ser a herdeira desse caminho, como foi declarado por Aleister Crowley e seu acólito, Theodor Reuss.
“Theodor Reuss foi bastante categórico: a OTO é um corpo de iniciados em cujas mãos se concentrava o conhecimento secreto de todas as ordens orientais e de todos os graus maçônicos existentes (…) A ordem tinha “redescoberto” o grande segredo dos Cavaleiros Templários, a magia do sexo, não só a chave para a tradição egípcia antiga e hermética, mas a todos os segredos da natureza, todo o simbolismo da Maçonaria, e todos os sistemas de religião.” - Peter Tomkins, The Magic of Obelisks
O princípio básico por trás desse “grande segredo” é a elevação da Kundalini ou “força da vida”, uma energia que pode ser utilizada para fins mágicos.
“Em toda a magia tântrica, o requisito essencial – se no êxtase de casais ou no ritual solo de uma sacerdotisa – envolvia a captação da energia conhecida como a serpente de fogo, ou kundalini. Essa energia misteriosa descrita como adormecida no mais baixo dos sete chakras, pode ser despertada por dois métodos distintos, chamados, tradicionalmente, o caminho da mão direita e esquerda. A mão direita atribui supremacia do princípio masculino, a esquerda para o feminino. À medida que o poder da serpente é despertado, de acordo com os clarividentes, ele sobe à espinha dorsal do adepto, energizando cada chakra, até que emerge do crânio – simbolicamente como a cabeça de uma cobra, como aquelas tão claramente representadas na estatuária egípcia.
(…)
Assim como adeptos descrevem a subida da serpente, ela une-se com as “partes da região cerebral” para trazer iluminação – ou a mais alta forma de iniciação, visto que a atual “subida da dualidade para a unidade, invertendo o caminho que originalmente levou os chakras a procriarem a humanidade”.
Os detalhes das iniciações da OTO em hindu e Tantra tibetano, incluindo cerimônias que envolvem o uso de “exudação” de sacerdotisas especificamente treinadas foram trazidos para um público mais amplo pelo seguidor de Crowley, Kenneth Grant. As cortesãs sagradas, especialistas em erotismo ritualístico, conhecidas na Índia como meninas ‘nautch’ (…) eram extremamente honradas.” - Ibid
Visto que cortesãs sagradas eram “excepcionalmente honradas” no esoterismo oriental, as ordens de magia negra distorcidas de hoje usam escravos de programação Beta e eliminam-nas quando eles terminam de usá-las. Em suma, exatamente o oposto de serem “extremamente honradas”.
A elevação da Kundalini, o conceito por trás da magia tântrica, é totalmente representado em uma única imagem, a representação de Baphomet de Eliphas Levi.
Esta famosa representação do Baphomet inclui todos os símbolos por trás Magia Sexual - a subida da kundalini (representado pelo pólo fálico envolto por duas serpentes), através da união de forças opostas. A tocha acima da cabeça de bode representa iluminação
Então, o que tudo isso tem a ver com o “De Olhos Bem Fechados”? À primeira vista, nada de mais. Enquanto vemos um ritual que envolve “cortesãs sagradas” no filme, não há absolutamente nenhuma menção da “elevação da kundalini” durante a coisa toda. No entanto, se dermos uma olhada à viagem de Bill como um todo, desde o início do filme até o fim, percebemos que o verdadeiro ritual não ocorre na mansão da elite, mas dentro da cabeça de Bill. Quando ele encontra novas mulheres e é exposto a novas oportunidades, a kundalini se eleva – e Kubrick adicionou pistas para indicar esse fato.
O Filme todo é como um Ritual
Embora “De Olhos Bem Fechados” pareça ser apenas sobre sexualidade, ninguém no filme nunca atinge o clímax. Embora Bill tenha muitas chances de satisfazer seus impulsos com mulheres atraentes, isso nunca realmente acontece. No entanto, quando o filme avança, há um claro aumento no desejo, mas Bill consegue mantê-lo sob controle. Administrar essa “força da vida” é o cerne de magia tântrica. Os espectadores são constantemente lembrados desse processo várias vezes durante o filme, quando Bill imagina sua esposa com um oficial naval. Cada flash fica cada vez mais intenso – que vai de beijo a relações sexuais.
Ao progredir do filme, Bill tem flashes de Alice o traindo, que ficam mais intensos. No final do filme, ela está prestes a atingir o clímax. Essas cenas refletem a elevação da kundalini de Bill. Esses flashes são prejudiciais e dolorosos e lembram os espectadores que a jornada de Bill começou com dor e humilhação
No final do filme, Bill está tão excitado que ele recebe flerte de um completo estranho, minutos depois que ele conheceu. Enquanto que a cena era bastante estranha e surreal, ele reflete o seu "progresso" no ritual
As últimas linhas do filme, basicamente, conclui e define a jornada de Bill. Depois de andar em torno de Nova York e ficar excitado por todos os tipos de coisas, Bill fica cara a cara com sua esposa e fala sobre como o quão “acordado” ele está agora. Com sua “força de vida” totalmente carregada, Alice termina o filme com uma frase completando o ritual:
- Eu te amo. E você sabe, há algo muito importante que nós precisamos fazer o mais breve possível.
- O que é ?
- F*der.
Acabar com o filme nessa nota especial sugere que toda a viagem foi sobre um aumento de intensidade, que acabará por levar a um clímax, magicamente carregado, o objetivo da magia Crowleyana.
A jornada de Bill, porém, não é toda só diversão e jogos. À medida que o filme avança, há uma volta constante, um vai e vem entre o prazer e a dor, atração e repulsão, a vida e a morte, e assim por diante. O caminho é todo sobre a dualidade e, assim como o piso em lojas maçônicas é quadriculada em preto e branco, a jornada de Bill consiste em sua na alternativa, pisar em azulejos pretos e brancos – ver a natureza dualista de todas as coisas.
Eros e Thanatos
A noite de Bill na cidade de Nova York é caracterizada por numerosos encontros com o sexo feminino – cada um deles oferecendo uma “cura” para um coração partido. No entanto, a cada encontro também tem um aspecto potencialmente destrutivo para ele, que contrabalança o seu encanto e atração. Enquanto Bill está olhando para procriação, ele vê que seus impulsos geram dor e até mesmo a morte. A jornada de Bill é, portanto, um vai-e-vem entre dois impulsos básicos do homem tal como definido por Freud: Eros e Thanatos.
Freud viu em Eros o instinto de vida, amor e sexualidade em seu sentido mais amplo, e Thanatos, o instinto de morte, agressão. Eros é o impulso para atração e reprodução; Thanatos em direção a repulsa e a morte. Uma conduz à reprodução da espécie, a outra em direção a sua própria destruição. Embora cada um dos encontros de Bill prometam a doce tentação da luxúria, eles também têm um lado destrutivo contra.
O primeiro encontro de Bill ocorre quando ele visita um de seus pacientes regulares que morreu. A filha do paciente morto beija Bill e lhe diz que o ama. Vemos, pois, nesta cena uma justaposição de conceitos de desejo e morte. Além disso, se Bill saísse com essa mulher, isso acabaria por ferir o marido – um outro lado ruim de sucumbir à luxúria
Cada um dos encontros de Bill promete gratificação, mas acaba sendo interrompido por algo negativo, como culpa ou perigo potencial. Além disso, cada vez que Bill está em contato com os aspectos vulgares ainda tentadores de luxúria (prostituição ou escravidão), ele rapidamente descobre o lado obscuro, explorador e destruidor do mesmo.
Por exemplo, logo após Bill se deliciar em ver as escravas sexuais MK trabalhando no ritual da elite, ao ir devolver a sua fantasia, ele imediatamente vê o lado obscuro de tudo. O dono da loja, que pegou a sua filha menor de idade com dois empresários asiáticos e ficou indignado com ela, teve uma súbita mudança de coração.
Em pé atrás do balcão de negócios, o dono da loja tenta vender a sua filha menor de idade como se fosse outro produto. Depois de desfrutar de escravas mascaradas em rituais luxuriosos, Bill vê o outro lado do “negócio”: Meninas estão sendo vendidas por pessoas exploradoras para um sistema que se alimenta de menores, transformando-as em escravas MK. É por isso que essa loja foi chamada de “arco-íris”?
A jornada de Bill é, portanto, daquele que se mantém alternando entre o fascínio primal da luxúria e as construções sociais que foram erguidas em torno dele. Não há nada mais básico e instintivo do que a atração carnal, mas nosso mundo moderno tem feito esses complexo de relações, vinculados por regras e sujeitas à exploração. Enquanto a luxúria é a maneira da natureza de empurrar os humanos para procriarem, construções sociais criaram todos os tipos fetiches, distorções, jogos e perversões em torno deste desejo primal – a tal ponto que ele foi desnaturado e rebaixado em uma obsessão doentia.
Bill navega entre a alegria e a dor, entre o seu casamento monogâmico e a perversão anônima, onde notamos que há um fio comum que une seus vários encontros.
As Mulheres Ruivas
As mulheres mais importantes do filme são a esposa de Bill, sua filha Helena, Amanda (a escrava Beta que foi sacrificada no ritual) e Domino (a prostituta que ele conheceu na rua). Todas as três mulheres adultas são um pouco fisicamente semelhantes, visto que são altas, bem proporcionadas, e ruivas. Elas também parecem estar ligadas a “outro nível”.
Embora Alice seja uma respeitável senhora de classe alta, ela ganha a vida usando sua aparência em relações sem amor, um pouco parecido com o que uma prostituta faria. Por outro lado, o tempo gasto entre Bill e Domino é doce e terno, um pouco com o que acontece em um relacionamento amoroso. Alice não é, portanto, muito diferente de Domino, e vice-versa.
Há também ligações com Amanda. Embora Alice não estivesse (provavelmente) no ritual oculto que Bill participou, quando ele retorna dele, ela o descreve um sonho que é semelhante ao que ele acabara de testemunhar e que Amanda experimentou.
Ela diz:
“Ele estava me beijando. Então nós estávamos fazendo amor. Em seguida, haviam todas essas outras pessoas ao nosso redor, centenas deles, em todos os lugares. Todo mundo estava fud***o. E então eu… eu também estava transando com outros homens. Tantos… Eu não sei com quantos eu estava. E nem eu sabia que podia me ver nos braços de todos esses homens … apenas fud***do com todos esses homens. “
O sonho de Alice “conecta” ela com Amanda que estava no ritual e que realmente viveu o sonho de Alice.
O dia após o ritual, Bill encontra sua máscara assustadoramente “dormindo” ao lado de sua esposa. Essa é uma maneira de Alice dizer que ela está consciente do que está acontecendo? Talvez, que ela esteja participando disso? Isso é um aviso da sociedade secreta? Alice nunca reconhece a máscara, então eu acho que nunca saberemos
Domino foi no ritual? É também interessante notar que “domino” é um tipo de máscara usada nestes tipos de encontros.
A máscara Domino
Olhando mais de perto para o “círculo mágico”, formado por mulheres do ritual, podemos identificar algumas mulheres que poderiam ser Domino. No dia após o ritual, Bill aparece na casa de Domino com um presente, mas seu companheiro de quarto lhe informa que ela é HIV-positivo… e que ela talvez nunca estará de volta novamente. Isso é verdade ou Domino foi mais uma “vítima” na jornada de Bill? Assim como Amanda e Nightingale, Domino desaparece misteriosamente depois do ritual.
O fato de essas mulheres estarem todos conectadas revela algo fundamental: a jornada de Bill não é sobre uma mulher específica, é sobre o princípio feminino como um todo. É uma busca esotérica de entender e “ser um com” o princípio feminino que é oposto ao seu.
Helena está indo pelo mesmo caminho?
Durante todo o filme, Helena (filha de Bill) mostra-se preparada para ser uma outra Alice. Existem também algumas pistas que ligam Helena a Domino. Por exemplo, há um carrinho na frente do apartamento de Domino e, no final do filme, na loja de brinquedos, Helena está muito interessada por um carrinho de bebê e mostra para sua mãe.
Domino em sua cama com um felino de pelúcia, símbolo da programação Felina (BETA Sexual)
Uma fileira inteira mostra exatamente o mesmo brinquedo de pelúcia na loja onde Helena faz compra na cena final do filme
Há também algo estranho sobre a cena acima: Os dois homens atrás de Helena estavam na festa de Ziegler no início do filme.
Os dois mesmos homens na festa de Ziegler: o mesmo cabelo, a mesma estatura física e o cara da direita usa óculos semelhantes
Por que esses dois homens estão na loja olhando para os brinquedos? A cidade de Nova York é uma cidade tão pequena assim? Kubrick fez estes extras aparecem na cena sem motivo? Improvável. Será que eles são parte da sociedade secreta que tem vindo a seguir Bill e sua família? Fato estranho: Quando os homens ficam de pé e desaparecem da cena, Helena parece segui-los… e não a vemos mais no restante do filme. A câmera, na verdade, da zooms em Alice e Bill, que estão completamente preocupados. Será esta uma forma muito sutil de dizer que sua filha vai ser sugada pelo sistema escravista Beta da sociedade secreta? Outro enigma.
Na terceira e última parte desta série do filme “De Olhos Bem Fechados” , vamos olhar para jornada de Bill como um todo e do seu significado esotérico subjacente. Vamos ver como simbolismo colocado por Kubrick conecta todas as mulheres no filme, fazendo com que Bill encontre uma exploração multi-facetada do princípio feminino.
Nota: Caso esteja vendo pela primeira vez este estudo, é recomendado que você leia a primeira e segunda parte desta série.
A parte anterior desta série de artigos sobre ‘De Olhos Bem Fechados’ foi exclusivamente dedicado à sociedade secreta descoberta por Bill. Este clube de elite, da qual participam as pessoas mais poderosas do mundo, que lida com o satanismo, magia negra e até mesmo sacrifícios ritualísticos. Ajudado por seu amigo Nightingale, Bill se infiltra em um dos rituais ocultos da sociedade secreta e testemunha uma cerimônia presidida por um sumo sacerdote. Em seguida, segue-se uma orgia.
No último artigo, eu expliquei como as sociedades secretas da vida real, como o Clube do Inferno e a OTO realmente praticam esses tipos de rituais. Os princípios ocultos por trás deles derivam do ioga tântrico, onde a energia gerada pela excitação física sexual é usada para chegar a um “estado maior”. Este conceito foi reutilizado (e talvez corrompido) por Aleister Crowley como o chamou de “Magia Sexual”. Segundo ele e seus colegas, o conhecimento deste tipo de magia é o maior segredo das sociedades secretas do passado e só foi divulgado para o mais alto iniciados.
Não há, no entanto, nenhuma menção (direta) a disso em “De Olhos Bem Fechados”. Na verdade, a cerimônia testemunhada por Bill, com sua coreografia elaborada e música assustadora, parece ser um grande vazio e falso teatro dramático que simplesmente existe para dar aos ricos algum tipo de razão mística para envolver-se em libertinagem barata. Embora Kubrick tire o ritual oculto de todo o seu significado esotérico e “mágico”, ele infundiu o filme inteiro com isso. Se olharmos para o ritmo do filme, a jornada de Bill e as pessoas que ele encontra, torna-se um tanto evidente que a “magia” não ocorre durante o próprio ritual, mas durante o filme como um todo. Será que Kubrick foi um iniciado nos segredos ocultos? Ele estava tentando comunicá-los por meio de seu filme? Vejamos os conceitos por trás do ritual.
A Elevação da Kundalini
O conceito da magia através das forças reprodutivas é dito ter se originado a partir de práticas ritualísticas antigas, visto que vestígios podem ser encontrados no Hinduísmo, Taoísmo e em sociedades secretas medievais, como os Templários. No mundo ocidental de hoje, a OTO é dito ser a herdeira desse caminho, como foi declarado por Aleister Crowley e seu acólito, Theodor Reuss.
“Theodor Reuss foi bastante categórico: a OTO é um corpo de iniciados em cujas mãos se concentrava o conhecimento secreto de todas as ordens orientais e de todos os graus maçônicos existentes (…) A ordem tinha “redescoberto” o grande segredo dos Cavaleiros Templários, a magia do sexo, não só a chave para a tradição egípcia antiga e hermética, mas a todos os segredos da natureza, todo o simbolismo da Maçonaria, e todos os sistemas de religião.” - Peter Tomkins, The Magic of Obelisks
O princípio básico por trás desse “grande segredo” é a elevação da Kundalini ou “força da vida”, uma energia que pode ser utilizada para fins mágicos.
“Em toda a magia tântrica, o requisito essencial – se no êxtase de casais ou no ritual solo de uma sacerdotisa – envolvia a captação da energia conhecida como a serpente de fogo, ou kundalini. Essa energia misteriosa descrita como adormecida no mais baixo dos sete chakras, pode ser despertada por dois métodos distintos, chamados, tradicionalmente, o caminho da mão direita e esquerda. A mão direita atribui supremacia do princípio masculino, a esquerda para o feminino. À medida que o poder da serpente é despertado, de acordo com os clarividentes, ele sobe à espinha dorsal do adepto, energizando cada chakra, até que emerge do crânio – simbolicamente como a cabeça de uma cobra, como aquelas tão claramente representadas na estatuária egípcia.
(…)
Assim como adeptos descrevem a subida da serpente, ela une-se com as “partes da região cerebral” para trazer iluminação – ou a mais alta forma de iniciação, visto que a atual “subida da dualidade para a unidade, invertendo o caminho que originalmente levou os chakras a procriarem a humanidade”.
Os detalhes das iniciações da OTO em hindu e Tantra tibetano, incluindo cerimônias que envolvem o uso de “exudação” de sacerdotisas especificamente treinadas foram trazidos para um público mais amplo pelo seguidor de Crowley, Kenneth Grant. As cortesãs sagradas, especialistas em erotismo ritualístico, conhecidas na Índia como meninas ‘nautch’ (…) eram extremamente honradas.” - Ibid
Visto que cortesãs sagradas eram “excepcionalmente honradas” no esoterismo oriental, as ordens de magia negra distorcidas de hoje usam escravos de programação Beta e eliminam-nas quando eles terminam de usá-las. Em suma, exatamente o oposto de serem “extremamente honradas”.
A elevação da Kundalini, o conceito por trás da magia tântrica, é totalmente representado em uma única imagem, a representação de Baphomet de Eliphas Levi.
Esta famosa representação do Baphomet inclui todos os símbolos por trás Magia Sexual - a subida da kundalini (representado pelo pólo fálico envolto por duas serpentes), através da união de forças opostas. A tocha acima da cabeça de bode representa iluminação
Então, o que tudo isso tem a ver com o “De Olhos Bem Fechados”? À primeira vista, nada de mais. Enquanto vemos um ritual que envolve “cortesãs sagradas” no filme, não há absolutamente nenhuma menção da “elevação da kundalini” durante a coisa toda. No entanto, se dermos uma olhada à viagem de Bill como um todo, desde o início do filme até o fim, percebemos que o verdadeiro ritual não ocorre na mansão da elite, mas dentro da cabeça de Bill. Quando ele encontra novas mulheres e é exposto a novas oportunidades, a kundalini se eleva – e Kubrick adicionou pistas para indicar esse fato.
O Filme todo é como um Ritual
Embora “De Olhos Bem Fechados” pareça ser apenas sobre sexualidade, ninguém no filme nunca atinge o clímax. Embora Bill tenha muitas chances de satisfazer seus impulsos com mulheres atraentes, isso nunca realmente acontece. No entanto, quando o filme avança, há um claro aumento no desejo, mas Bill consegue mantê-lo sob controle. Administrar essa “força da vida” é o cerne de magia tântrica. Os espectadores são constantemente lembrados desse processo várias vezes durante o filme, quando Bill imagina sua esposa com um oficial naval. Cada flash fica cada vez mais intenso – que vai de beijo a relações sexuais.
Ao progredir do filme, Bill tem flashes de Alice o traindo, que ficam mais intensos. No final do filme, ela está prestes a atingir o clímax. Essas cenas refletem a elevação da kundalini de Bill. Esses flashes são prejudiciais e dolorosos e lembram os espectadores que a jornada de Bill começou com dor e humilhação
No final do filme, Bill está tão excitado que ele recebe flerte de um completo estranho, minutos depois que ele conheceu. Enquanto que a cena era bastante estranha e surreal, ele reflete o seu "progresso" no ritual
As últimas linhas do filme, basicamente, conclui e define a jornada de Bill. Depois de andar em torno de Nova York e ficar excitado por todos os tipos de coisas, Bill fica cara a cara com sua esposa e fala sobre como o quão “acordado” ele está agora. Com sua “força de vida” totalmente carregada, Alice termina o filme com uma frase completando o ritual:
- Eu te amo. E você sabe, há algo muito importante que nós precisamos fazer o mais breve possível.
- O que é ?
- F*der.
Acabar com o filme nessa nota especial sugere que toda a viagem foi sobre um aumento de intensidade, que acabará por levar a um clímax, magicamente carregado, o objetivo da magia Crowleyana.
A jornada de Bill, porém, não é toda só diversão e jogos. À medida que o filme avança, há uma volta constante, um vai e vem entre o prazer e a dor, atração e repulsão, a vida e a morte, e assim por diante. O caminho é todo sobre a dualidade e, assim como o piso em lojas maçônicas é quadriculada em preto e branco, a jornada de Bill consiste em sua na alternativa, pisar em azulejos pretos e brancos – ver a natureza dualista de todas as coisas.
Eros e Thanatos
A noite de Bill na cidade de Nova York é caracterizada por numerosos encontros com o sexo feminino – cada um deles oferecendo uma “cura” para um coração partido. No entanto, a cada encontro também tem um aspecto potencialmente destrutivo para ele, que contrabalança o seu encanto e atração. Enquanto Bill está olhando para procriação, ele vê que seus impulsos geram dor e até mesmo a morte. A jornada de Bill é, portanto, um vai-e-vem entre dois impulsos básicos do homem tal como definido por Freud: Eros e Thanatos.
Freud viu em Eros o instinto de vida, amor e sexualidade em seu sentido mais amplo, e Thanatos, o instinto de morte, agressão. Eros é o impulso para atração e reprodução; Thanatos em direção a repulsa e a morte. Uma conduz à reprodução da espécie, a outra em direção a sua própria destruição. Embora cada um dos encontros de Bill prometam a doce tentação da luxúria, eles também têm um lado destrutivo contra.
O primeiro encontro de Bill ocorre quando ele visita um de seus pacientes regulares que morreu. A filha do paciente morto beija Bill e lhe diz que o ama. Vemos, pois, nesta cena uma justaposição de conceitos de desejo e morte. Além disso, se Bill saísse com essa mulher, isso acabaria por ferir o marido – um outro lado ruim de sucumbir à luxúria
Cada um dos encontros de Bill promete gratificação, mas acaba sendo interrompido por algo negativo, como culpa ou perigo potencial. Além disso, cada vez que Bill está em contato com os aspectos vulgares ainda tentadores de luxúria (prostituição ou escravidão), ele rapidamente descobre o lado obscuro, explorador e destruidor do mesmo.
Por exemplo, logo após Bill se deliciar em ver as escravas sexuais MK trabalhando no ritual da elite, ao ir devolver a sua fantasia, ele imediatamente vê o lado obscuro de tudo. O dono da loja, que pegou a sua filha menor de idade com dois empresários asiáticos e ficou indignado com ela, teve uma súbita mudança de coração.
Em pé atrás do balcão de negócios, o dono da loja tenta vender a sua filha menor de idade como se fosse outro produto. Depois de desfrutar de escravas mascaradas em rituais luxuriosos, Bill vê o outro lado do “negócio”: Meninas estão sendo vendidas por pessoas exploradoras para um sistema que se alimenta de menores, transformando-as em escravas MK. É por isso que essa loja foi chamada de “arco-íris”?
A jornada de Bill é, portanto, daquele que se mantém alternando entre o fascínio primal da luxúria e as construções sociais que foram erguidas em torno dele. Não há nada mais básico e instintivo do que a atração carnal, mas nosso mundo moderno tem feito esses complexo de relações, vinculados por regras e sujeitas à exploração. Enquanto a luxúria é a maneira da natureza de empurrar os humanos para procriarem, construções sociais criaram todos os tipos fetiches, distorções, jogos e perversões em torno deste desejo primal – a tal ponto que ele foi desnaturado e rebaixado em uma obsessão doentia.
Bill navega entre a alegria e a dor, entre o seu casamento monogâmico e a perversão anônima, onde notamos que há um fio comum que une seus vários encontros.
As Mulheres Ruivas
As mulheres mais importantes do filme são a esposa de Bill, sua filha Helena, Amanda (a escrava Beta que foi sacrificada no ritual) e Domino (a prostituta que ele conheceu na rua). Todas as três mulheres adultas são um pouco fisicamente semelhantes, visto que são altas, bem proporcionadas, e ruivas. Elas também parecem estar ligadas a “outro nível”.
Embora Alice seja uma respeitável senhora de classe alta, ela ganha a vida usando sua aparência em relações sem amor, um pouco parecido com o que uma prostituta faria. Por outro lado, o tempo gasto entre Bill e Domino é doce e terno, um pouco com o que acontece em um relacionamento amoroso. Alice não é, portanto, muito diferente de Domino, e vice-versa.
Há também ligações com Amanda. Embora Alice não estivesse (provavelmente) no ritual oculto que Bill participou, quando ele retorna dele, ela o descreve um sonho que é semelhante ao que ele acabara de testemunhar e que Amanda experimentou.
Ela diz:
“Ele estava me beijando. Então nós estávamos fazendo amor. Em seguida, haviam todas essas outras pessoas ao nosso redor, centenas deles, em todos os lugares. Todo mundo estava fud***o. E então eu… eu também estava transando com outros homens. Tantos… Eu não sei com quantos eu estava. E nem eu sabia que podia me ver nos braços de todos esses homens … apenas fud***do com todos esses homens. “
O sonho de Alice “conecta” ela com Amanda que estava no ritual e que realmente viveu o sonho de Alice.
O dia após o ritual, Bill encontra sua máscara assustadoramente “dormindo” ao lado de sua esposa. Essa é uma maneira de Alice dizer que ela está consciente do que está acontecendo? Talvez, que ela esteja participando disso? Isso é um aviso da sociedade secreta? Alice nunca reconhece a máscara, então eu acho que nunca saberemos
Domino foi no ritual? É também interessante notar que “domino” é um tipo de máscara usada nestes tipos de encontros.
A máscara Domino
Olhando mais de perto para o “círculo mágico”, formado por mulheres do ritual, podemos identificar algumas mulheres que poderiam ser Domino. No dia após o ritual, Bill aparece na casa de Domino com um presente, mas seu companheiro de quarto lhe informa que ela é HIV-positivo… e que ela talvez nunca estará de volta novamente. Isso é verdade ou Domino foi mais uma “vítima” na jornada de Bill? Assim como Amanda e Nightingale, Domino desaparece misteriosamente depois do ritual.
O fato de essas mulheres estarem todos conectadas revela algo fundamental: a jornada de Bill não é sobre uma mulher específica, é sobre o princípio feminino como um todo. É uma busca esotérica de entender e “ser um com” o princípio feminino que é oposto ao seu.
Helena está indo pelo mesmo caminho?
Durante todo o filme, Helena (filha de Bill) mostra-se preparada para ser uma outra Alice. Existem também algumas pistas que ligam Helena a Domino. Por exemplo, há um carrinho na frente do apartamento de Domino e, no final do filme, na loja de brinquedos, Helena está muito interessada por um carrinho de bebê e mostra para sua mãe.
Domino em sua cama com um felino de pelúcia, símbolo da programação Felina (BETA Sexual)
Uma fileira inteira mostra exatamente o mesmo brinquedo de pelúcia na loja onde Helena faz compra na cena final do filme
Há também algo estranho sobre a cena acima: Os dois homens atrás de Helena estavam na festa de Ziegler no início do filme.
Os dois mesmos homens na festa de Ziegler: o mesmo cabelo, a mesma estatura física e o cara da direita usa óculos semelhantes
Por que esses dois homens estão na loja olhando para os brinquedos? A cidade de Nova York é uma cidade tão pequena assim? Kubrick fez estes extras aparecem na cena sem motivo? Improvável. Será que eles são parte da sociedade secreta que tem vindo a seguir Bill e sua família? Fato estranho: Quando os homens ficam de pé e desaparecem da cena, Helena parece segui-los… e não a vemos mais no restante do filme. A câmera, na verdade, da zooms em Alice e Bill, que estão completamente preocupados. Será esta uma forma muito sutil de dizer que sua filha vai ser sugada pelo sistema escravista Beta da sociedade secreta? Outro enigma.
Conclusão
As obras de Stanley Kubrick nunca são estritamente sobre o amor ou relacionamentos. O simbolismo meticuloso e as imagens de todas as suas obras, muitas vezes comunicam uma outra dimensão do significado – que transcende o pessoal para tornar-se um comentário sobre a nossa época e civilização. E, nesse período de transição entre o final do século 20 e início do século 21, Kubrick conta a história de um homem confuso que vagueia por aí desesperadamente à procura de uma maneira de satisfazer o seus instintos mais primitivos. Kubrick conta a história de uma sociedade que está completamente degradada e corrompida por forças ocultas, onde o instinto de procriação mais primordial da humanidade tem sido banalizado, fetichizado, pervertido e explorado a um ponto de perder toda a sua beleza. No topo desse mundo está uma sociedade secreta que se revela nesse contexto, e vive nele. A perspectiva de Kubrick sobre o assunto definitivamente não era nem idealista, nem muito otimista.
Seu conto sombrio se concentra em um único homem, Bill, que está procurando algo indefinido. Mesmo que ele pareça ter tudo, há algo faltando em sua vida. Algo visceral e fundamental que nunca se coloca em palavras, mas que é bastante palpável. Bill não pode ser completo se ele não está em paz com o oposto dele: o princípio feminino. A busca de Bill, portanto, segue o princípio esotérico de unir duas forças opostas em uma só. Como sugerido pelas últimas linhas do filme, Bill acabará por “ser um” junto de sua esposa. Depois disso, o processo alquímico e o ritual tântrico estariam completo. No entanto, assim como Kubrick de alguma forma comunica na cena final, mesmo que essas duas pessoas extremamente egoístas e superficiais acreditem que eles chegaram a uma espécie de epifania, o que isso realmente muda? Nossa civilização como um todo ainda tem os olhos bem fechados… e estas foram as últimas palavras cinematográficas de Kubrick.
Conclusão
As obras de Stanley Kubrick nunca são estritamente sobre o amor ou relacionamentos. O simbolismo meticuloso e as imagens de todas as suas obras, muitas vezes comunicam uma outra dimensão do significado – que transcende o pessoal para tornar-se um comentário sobre a nossa época e civilização. E, nesse período de transição entre o final do século 20 e início do século 21, Kubrick conta a história de um homem confuso que vagueia por aí desesperadamente à procura de uma maneira de satisfazer o seus instintos mais primitivos. Kubrick conta a história de uma sociedade que está completamente degradada e corrompida por forças ocultas, onde o instinto de procriação mais primordial da humanidade tem sido banalizado, fetichizado, pervertido e explorado a um ponto de perder toda a sua beleza. No topo desse mundo está uma sociedade secreta que se revela nesse contexto, e vive nele. A perspectiva de Kubrick sobre o assunto definitivamente não era nem idealista, nem muito otimista.
Seu conto sombrio se concentra em um único homem, Bill, que está procurando algo indefinido. Mesmo que ele pareça ter tudo, há algo faltando em sua vida. Algo visceral e fundamental que nunca se coloca em palavras, mas que é bastante palpável. Bill não pode ser completo se ele não está em paz com o oposto dele: o princípio feminino. A busca de Bill, portanto, segue o princípio esotérico de unir duas forças opostas em uma só. Como sugerido pelas últimas linhas do filme, Bill acabará por “ser um” junto de sua esposa. Depois disso, o processo alquímico e o ritual tântrico estariam completo. No entanto, assim como Kubrick de alguma forma comunica na cena final, mesmo que essas duas pessoas extremamente egoístas e superficiais acreditem que eles chegaram a uma espécie de epifania, o que isso realmente muda? Nossa civilização como um todo ainda tem os olhos bem fechados… e estas foram as últimas palavras cinematográficas de Kubrick.
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